Inbound Marketing
A transformação digital e as mudanças radicais no comportamento do consumidor, mudaram as regras do jogo para sempre. é preciso inovar na forma de conquistar o seu público e o Inbound Marketing é uma delas.
O Inbound Marketing (ou Marketing de Atração) é um conjunto de estratégias que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico. Dessa forma, pretende-se conquistar a permissão de comunicar com seu potencial cliente de forma direta, criando um relacionamento que pode ser duradouro. Em resumo, o Inbound Marketing é a estratégia na qual os clientes vêm até a sua empresa, atraídos pela sua mensagem.
Assim, o Inbound Marketing inclui comunicação aberta; continuidade (a mensagem da marca é passada de forma contínua, nos momentos mais convenientes para elas) e maior engajamento Ou seja: durante todo o processo Inbound, o seu público vai receber exatamente o tipo de conteúdo que precisa, o que dá a ela tempo suficiente para se convencer e continuar pesquisando. Quando chegar o momento conversar com os leads, especificamente, sobre como o seu produto ou serviço é o melhor para eles, todo o histórico entra em jogo.
Uma das muitas utilidades do Inbound é reduzir o tempo necessário para levar alguém a comprar. Isso acontece por causa do conteúdo altamente relevante e personalizado, que acelera a movimentação dos leads pelo funil de vendas e os coloca mais cedo na etapa de decisão para compra. A única coisa que pode impedir uma empresa de ter sucesso com a metodologia Inbound é a falta de planejamento ou uma execução de baixa qualidade.
O Inbound Marketing atua em quatro etapas principais: atração, conversão, venda e encantamento:
O processo de Inbound Marketing é perfeito para levar o conteúdo certo às pessoas certas, na hora certa.
Uma das principais vantagens de estratégias online é a possibilidade de mensuração, o que permite uma análise baseada em dados, dentro do Inbound as métricas mais comuns são ROI (retorno sobre investimento) que analisa o lucro ou prejuízo da empresa; taxa de conversão, que analisa quantas pessoas estão sendo “convencidas”; conversão de funil, que identifica se há algum erro em algum estágio das etapas de funil; proporção entre CLV e CAC (Customer Lifetime Value ou Valor Vitalício do Cliente Customer Acquisition Cost ou Custo de Aquisição por Cliente), CLV indica quanto tempo cada cliente permanece na sua empresa e CAC indica quanto a empresa gasta para conquistar cada cliente e NPS (Net Promoter Score), que indica o nível de satisfação dos seus clientes.
Dessa forma, o Inbound não é só apenas uma estratégia de fidelização para estreitar laços com os seus clientes, mas, sobretudo, uma das ferramentas essenciais que pode levar a sua empresa ao sucesso e maior credibilidade no mercado.